Compondo problemas de xadrez
Digamos que você encontre uma posição de mate interessante. Agora você deseja usá-la como a posição final de um problema de xadrez que irá compor. Os movimentos que conduzem a isso devem ser imaginativos, inteligentes e não muito fáceis de encontrar. Mas eles também devem ser únicos. Não deve haver conjuntos alternativos de movimentos que levem ao mate final (ou a qualquer outro). Para compositores amadores, aqui está um exemplo de um colega amador que resolveu um problema válido fora da posição exibida.
Xadrez tem tudo a ver com Xeque-Mate. Pareceria lógico que o objetivo final do jogo recebesse a sua parcela de atenção. O único problema é que os “Mates” nunca ocorrem de fato. Ou, quase nunca. As vezes, em um jogo aberto ou de blitz, um grande mestre conseguirá dar mate e muitos amadores fizeram isso nos primeiros torneios. Mas mesmo quando eles conseguem da marte, geralmente são em posições básicas, com uma rainha protegida batendo em uma casa ao lado do rei inimigo, ou um daqueles mates do corredor na última fileira. Isto é natural, porque cada lado está tentando impedir que o outro execute um xeque-mate brilhante.
Chega a ser vergonhoso, porque o xadrez contém um vasto tesouro posições de mate extraordinariamente belas. Existem milhares e milhares de posições de xeque-mate que nós, seres humanos normais, que jogamos em torneios regulares de xadrez, nunca veremos.
Uma reação a esta situação infeliz foi o problema do xadrez. Aqui é construída uma situação artificial onde um lado pode tomar um mate muito difícil (na verdade, difícil de ver) em um número específico de movimentos. Os “mates ajudados” existem desde a invenção do xadrez. Eles provavelmente podem nos mostrar uma pequena porcentagem adicional dos xeque-mate que existem com as 32 peças de um jogo de xadrez.
Em 1860, um dos maiores compositores de problemas de xadrez, Samuel Loyd, teve uma ideia. “O campo mais sugestivo para uma nova escola de problemas que já me ocorreu”, escreveu ele, “um campo que abriria uma nova linha de combinações maravilhosamente intrincadas, é mostrado nesta posição, onde a questão é apenas: ‘Como podem as brancas dar mate em três lances?’ Isto, como será observado, necessita de uma participação ativa por parte das forças Negras, pois ambas as partes entram em uma aliança amigável para efetuar o mate.”
Este foi o primeiro problema de “mate ajudado” genuíno já publicado e introduziu uma nova era na composição de problemas de xadrez, que resultou em dezenas de milhares de problemas excepcionalmente belos e fascinantes.
Você é capaz de resolvê-lo? Encontrar uma maneira pela qual a torre e o bispo possam dar mate, mesmo com a cooperação das Pretas, parece bastante impossível. Lembre-se de que todos os movimentos devem ser legais. O principal problema é a dama preta, que é uma peça defensiva muito poderosa. Recomendo que você tente resolver esse problema montando as peças em um tabuleiro. Lembre-se, as Pretas fazem o primeiro movimento.
Por Frederico Friedel (https://en.chessbase.com)